O tratamento das desordens motoras do esôfago passou por uma importante evolução em 2008. O Dr. Haruhiro Inoue desenvolveu a técnica e executou o primeiro caso de Miotomia Endoscópica Per Oral (POEM) para tratar um paciente com megaesôfago secundário a acalasia. Ao longo dos últimos 10 anos, esta técnica foi aperfeiçoada e validada por inúmeros trabalhos científicos, envolvendo milhares de pacientes em todo o mundo.


O POEM possui uma eficácia acima de 90% no alívio da disfagia sem a necessidade de cirurgia aberta ou laparoscópica. Com tal resultado, esta técnica vem substituindo a abordagem cirúrgica. Atualmente, só existem poucos profissionais capacitados a oferecer essa modalidade de tratamento.
A grande vantagem deste procedimento é que seccionamos as fibras musculares sob visão direta e aumentada pelo endoscópio. Dessa forma, o POEM atinge maiores taxas de controle da disfagia que a cirurgia convencional pela técnica de Heller.
Gostaria de entender melhor a técnica e assistir um vídeo? Neste link você vai encontrar o registro de um POEM que realizei em um paciente com recidiva da disfagia após tratamento cirúrgico prévio. (Como são imagens médicas podem ser incômodas para pessoas sensíveis).

