A dissecção submucosa é uma técnica avançada de ressecção endoscópica usada no trato gastrointestinal para remover “em bloco” grandes lesões benignas ou malignas precoces. Esta técnica foi desenvolvida no Japão em 1988, país onde há elevada incidência de câncer gástrico. O alto grau de dificuldade na execução da ESD foi um empecilho para sua popularização no mundo ocidental, mas atualmente existem alguns endoscopistas capacitados para executar tal técnica no Brasil.

A ESD pode evitar grandes ressecções cirúrgicas se o diagnóstico do tumor for precoce. Com isso, o risco de complicações secundárias ao tratamento reduz drasticamente. Por exemplo, se diagnosticado em uma fase inicial, podemos remover apenas o tumor por endoscopia. Em uma fase mais tardia é necessário ressecar todo o estômago ou parte dele para ter chance de cura.

ESD
ESD

Gostaria de entender melhor a técnica e assistir um vídeo? Neste link você vai encontrar o registro de uma ESD que realizei em um paciente com tumor precoce de estômago. (Como são imagens médicas podem ser incômodas para pessoas sensíveis).

Tem alguma dúvida?

Entre em contato agora mesmo!