A colonoscopia é muito incômoda e dói?

  • A colonoscopia é feita sob sedação. Os pacientes dormem durante todo o procedimento e muitas vezes acordam ao final, perguntando se o procedimento ainda vai começar.
  • Costumam ser usadas classes de medicamentos que conferem analgesia e induzem amnésia ao mesmo tempo que deprimem a consciência, fazendo o paciente dormir, não sentir desconforto e esquecer.

Colonoscopia é muito perigoso? Já ouvi falar em perfuração durante o exame.

  • A possibilidade de perfuração preocupa algumas pessoas, mas é um evento é raríssimo durante uma colonoscopia. Estudos apontam o risco inferior a 0,1%, variando entre 1 : 1.000 e 1 : 4.000.
  • O benefício de prevenção do câncer supera muito esse risco. Uma colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 50 anos de vida reduz em até 80% a incidência do câncer do intestino grosso e reto. Isso mesmo, a colonoscopia previne o surgimento de muitos casos de câncer ao ressecar os famosos pólipos (acrescentar um link para o conteúdo que fala dos pólipos).

Eu não estou sentindo nada, não preciso de colonoscopia?

  • O câncer colorretal costuma crescer silenciosamente. A pessoa não sente absolutamente nada. Quando passa a apresentar sintomas como dor, sangramento ou constipação de início recente, o câncer costuma já estar avançado e com uma chance de cura muito menor.
  • A colonoscopia também reduz dramaticamente a incidência do câncer ao identificar e ressecar os pólipos (acrescentar um link para o conteúdo que fala dos pólipos). Os pólipos são lesões pré-malignas que crescem silenciosamente ao longo dos anos e podem se transformar em tumores agressivos.
  • A colonoscopia a partir dos 50 anos visa justamente as pessoas assintomáticas. Assim se previne o câncer de reto e intestino. Assim vidas são salvas!

Se eu tiver câncer colorretal foi o destino?

  • O rastreio com colonoscopia a partir dos 50 anos corta pela metade o risco de falecer por do câncer colorretal. Esse tipo de tumor costuma crescer silenciosamente, a pessoa não sente absolutamente nada. Quando passa a apresentar sintomas como dor, sangramento e constipação de início recente, o câncer costuma já estar avançado e com uma chance de cura muito menor.
  • Uma colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 50 anos de vida reduz em até 80% a incidência do câncer do intestino grosso e reto. Isso mesmo, a colonoscopia previne o surgimento de muitos casos de cancer ao ressecar os famosos pólipos (acrescentar um link para o conteúdo que fala dos pólipos).
  • Por isso é tão importante fazer a colonoscopia aos 50 anos, mesmo não sentindo nenhum sintoma. Você tem a opção de reduzir em 80% a chance de ter esse tipo de câncer. Deixe os 20% restantes por conta do destino.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

doze − seis =

Postar Comentário